Central de Atendimento

Central de Atendimento

75 3321-8100

Perguntas FrequentesPerguntas Frequentes


• Entre no site: http://www.labvitalab.com.br • Dirija-se a “Resultados On-line” no Menu e clica em acessar • Informe usuário e senha • Clique em Enviar

Ligue para o nosso Serviço de Atendimento ao Cliente: (75) 3321-8100 e solicite a sua senha.

Alguns exames, como o hemograma, pode ser feito após uma dieta leve. Já outros exames necessitam de 2 até 12 horas de jejum. O tempo de jejum varia de acordo com o exame e você pode beber água, pois não interfere no resultado dos exames.

Envie seu currículo para contato@labvitalab.com.br.

O endereço é Rua Comandante Almiro, 407 – Centro – Feira de Santana/BA. CEP: 44001-456.

Quaisquer que sejam os medicamentos que esteja tomando, é importante informar ao profissional da recepção do laboratório, pois em muitas situações esse dado deve ser levado em conta na avaliação do resultado. Existem medicamentos que podem interferir nos resultados laboratoriais como antibióticos, antiinflamatórios, aspirina, anticoncepcionais e outros. Caso seja detectado que o medicamento pode interferir no resultado, é necessário conversar com o médico responsável a respeito da suspensão do consumo durante alguns dias, para a realização do exame.

O chamado jato “médio” é o material que melhor representa o que está presente na bexiga. É importante desprezar o primeiro jato, pois pode haver nessa amostra a presença de células e secreções presentes na uretra, sobretudo se houver alguma inflamação ou infecção.

Sim, o fumo pode alterar vários exames. O fumante deve se abster do cigarro no dia em que for realizar exames.

Em tese, não há problema. Mas é importante consultar o médico responsável ou o laboratório antes de coletar o material, pois em alguns casos pode haver interferência nos resultados.

O exame de urina, por exemplo, pode apresentar alteração se realizado durante o período menstrual. No entanto, se houver urgência na coleta do material, deve-se fazer assepsia local na hora do exame, para que o sangue menstrual não se misture à urina.

As mulheres podem realizar exame durante o período menstrual. Mas é importante informar ao médico em que período do ciclo o exame foi realizado, pois há variação de hormônios que precisam ser levadas em conta durante a avaliação dos resultados.

Sim. Testes realizados depois de qualquer atividade física podem apresentar alterações. O paciente deve se encontrar em situação de repouso antes de realizar exames como os de glicemia e dosagem de fator VIII de coagulação, prolactina, etc.

Sim, mesmo que na véspera do exame o consumo de álcool tenha sido moderado. O ideal é não consumir bebidas alcóolicas por pelo menos 72 horas antes da realização dos exames.

O alimento consumido no dia anterior ao exame pode interferir no resultado da taxa de colesterol e, principalmente, na de triglicérides. O paciente com histórico de triglicérides elevados que adotar uma dieta rígida no dia anterior ao exame ou o paciente com triglicérides normais que consumir alimentos mais gordurosos do que o habitual obterão resultados “falsos”. A taxa de triglicérides provavelmente será mais baixa no primeiro caso e mais alta no segundo caso.

Depende do que foi solicitado por seu médico. Nem todos os ítens solicitados na receita médica requerem jejum. O hemograma simples é um desses casos. Entretanto, há outros casos em que o jejum é necessário, como a análise de glicemia e triglicérides. O atendimento do Vitalab está apto a informar quantas horas de jejum são necessárias para a realização de cada exame.

O Vitalab ressalta que as orientações podem variar para cada exame ou tipo de paciente, dependendo de sua situação clínica e do que o médico solicita. Todos esses dados devem ser analisados para que o resultado do exame seja o mais confiável possível. Em caso de dúvida, consulte o seu médico.

Não necessariamente. Apenas se o seu médico solicitar. A urina pode ser colhida em qualquer horário, observando que o paciente deve permanecer duas horas sem urinar para gerar o volume ideal para a análise.

O paciente pode realizar o exame em outro local, quando a solicitação for para “urina tipo 1”, colhendo o material em frasco apropriado, seguindo as orientações do atendimento do Vitalab.

O hematoma ocorre quando o sangue “vasa” da veia, o que ocorre em situações como veias finas ou com muita pressão sanguínea. Outras vezes, por falta de compressão adequada no momento da coleta. Ou ainda, devido ao consumo de algum medicamento que pode alterar a coagulação do sangue e também por deficiência de algum fator de coagulação.

Para segurança do paciente, apenas o próprio ou um portador com o comprovante original poderá retirar os resultados na unidade do Vitalab na qual o exame foi realizado. Na falta do comprovante original, o portador tem que levar a identidade e ou CPF. Entre em contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) – telefone (75) 3321 8100 – para obter mais informações sobre outras maneiras de receber seus laudos: fax, internet (no site do Vitalab) ou através do serviço Domiciliar.

Sim, o atendimento a gestantes, idosos e crianças é prioritário. Vale observar que no caso de ser necessária a presença de um profissional especializado, como na área infantil ou ginecológica, o atendimento pode não ser imediato.

Através deste exame se poderá observar quais antibióticos a bactéria encontrada no material analisado é sensível ou resistente, ou seja: o antibiograma permitirá a identificação do antibiótico mais adequado para o tratamento da infecção apresentada pelo paciente.

Sim. Há pessoal especializado nesta área, em constante reciclagem para aprimorar o atendimento infantil.